Hina Matsuri


3 de março é o dia em que se pede felicidade e saúde para as meninas

O Hina Matsuri é uma festa que acontece no Dia das Meninas, em 3 de março. Para marcar a data,as famílias montam um altar (hinadan)forrado com pano vermelho, e sobre ele colocam pequenas bonecas chamadas hinaningyo, vestidas com trajes da corte do período Heian. Um modelo tradicional, com altar de sete andares, custa uma fortuna- alguns chegam a 1 milhão de yens. Mas há modelos mais simples e baratos, só com o casal de imperadores,disponíveis a partir de 20 mil.
Além do hinaningyo, outras bonecas podem enfeitar as casas nessa data, como o kokeshi(feita de madeira de forma estilizada, a boneca não traz nem pés nem braços).
No tempo dos samurai, quando nascia uma menina a família costumava presenteá-la com um conjunto de bonecas. Depois de casada, ela poderia repassá-lo para a sua herdeira.
Dessa forma, até hoje os japoneses pedem proteção as crianças do sexo feminino.

Hierarquia do Hinadan

No primeiro degrau do altar ficam os bonecos que representam o casal imperial,
Obina (Imperador) e Mebina (Imperatriz). Atrás deles há um biombo dourado representando o trono. Em extremidades opostas, duas lanternas brancas (bonbori)completam o cenário.

O segundo andar da plataforma é ocupado pelas tres damas de corte (sannin kanjo). Há também bandejas com bolinho de arroz.

No terceiro andar estão dispostos os cinco músicos (gonin bayashi). Com exceção do cantor, que só porta um leque, os demais são instrumentistas. Eles
seguram "taiko" (pequeno tambor), "ookawa" (grande tambor de mão), "kotsuzumi" (tambor de mão) e "fue" (flauta).

No quarto degraus estão os ministros (zuijin), que ficam dispostos a direita(Udaijin) e a esquerda (Sadaijin). Eles ocupavam posições superior na antiga corte japonesa.

No quinto andar são colocados os Ukon no tachibana (laranjeira). Sakon no Sakura (cerejeita) ou pessegueiro, e os tres servos (eji). Esses tres bonecos são Nakijogo (bebedor triste), Okorijogo (bebedor zangado) e Waraijogo (bebedor animado).

Nos degraus restantes ficam utensílios domésticos em miniaturas, ferramentas (representando o dote do casamento) e as carruagens.

Curiosidades

Antes chamada de Yayoi no Sekku, 3 de março era um dia dedicado a purificação do espírito. A tradição tem origem em um costume chines, onde as pessoas escreviam males e infortúnios em bonecas para depois jogá-las no rio, para que as águas levasse embora totos os maus fluídos.

O costume de exivir as bonecas começou no Japão, no período Edo. Acreditava-se que as bonecas eram capazes de atrair maus espíritos e assim proteger seu dono.

Cada região tem um tipo de boneca para o Hina Matsuri. Na região de Shizuoka, é comum encontrar o Tsurushigina, pequenos bonecos feitos de pano e pendurados em fio. O Zashikibina é comum na região de Ehime e traz os bonecos em cenário com bonsai e representação de montanha.

Uma superstição diz que se a família precisa desmontar os altares e guardar as bonecas assim que termina o Hina Matsuri (não passar do dia 3 de março). Se não dizer, suas filhas continuarão solteiras pelo resto da vida ou se casarão bem tarde.

Um antigo costume chamado Hina Nagashi ainda acontece em algumas partes do Japão. Bonecas feitas de papel (oribina) são lançadas em rios que correm em direção ao mar. Os japoneses acreditam que, assim,as meninas estarão protegidas pelos próximos doze meses.



Sirva-se de tradição
Iguarias preparadas especialmente para o Hina Matsuri devem ser colocados no Hinadan.

Hishimochi
Bolinho de arroz em forma de diamante. Tres camadas de cores compõem o prato:o branco simboliza a neve e a purificação, o verde representa saúde e o rosa simboliza as flores da cerejeira

Shirozake
Bebida feito de arroz fermentado. É um tipo de saque, mas não contém álcool. Pode ser consumido pelas crianças

Hamaguri no osuimono
Caldo de marisco. Esse fruto do mar simboliza um bom casamento

Chirashizushi
Arroz preparado da mesma forma que o arroz do sushi. Deve ser colocado num recipiente grande e guarnecido com peixe, legumes e tirar de ovos mexidos.

Fonte:Revista Vitrine

0 Comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade pra comentar, reclamar e dar dicas!!!
Obrigada pela sua visitinha e recado.
Bjs