Outono estação para recuperar os cabelos. (Parte I)

Agora sim, o verão já se acabou de fato e o outono chega anunciando tempos mais friozinhos. É nessa hora,em que o corpo fica mais coberto e o foco da atenção vai para os cabelos, que muitas de nós contabiliza os estragos que o verão (e os banhos de piscina e de mar) fez nas queridas madeixas.

Cabelos ressecados, com pontas duplas, opacos, desbotados e até esverdeados pela ação de produtos usados na limpeza da água de piscinas desencadeiam uma corrida aos salões. Para entender o que acontece, o dermatologista e tricologista Valcenir Bedin explica que o cabelo é contituído de uma haste com células especiais e também uma grande quantidade de proteínas. A parte central do cabelo é envolvida por uma película denominada cutícula, disposta na forma de escamas ou telhas, bem encaixadas umas as outras, para que possa haver uma proteção adequada.
Toda vez que a cutícula for agredida, o cabelo estará sujeito a modificações estéticas e até mesmo relacionadas a sua estrutura. A radiação ultravioleta atinge esta cutícula e faz com que a mesma perca sua característica fundamental de encaixe, originando aberturas que acabam favorecendo a agressão de poluentes,e de agentes físicos e mecanicos." É muito importante que, de alguma forma, o cabelo seja protegido durante todo o verão, com chapéis e protetores especiais.Além disso, com as lavagens diárias, as pontas dos cabelos acabam ficando ressecadas. O ideal seria lavar a cabeça um dia sim, um dia não, diz Bedin.
Para aquelas que não protegeram os cabelos nem usaram chapéis, do ponto de vista cosmético, o tratamento deverá ser feito no salão: hidratação profunda, óleos essenciais e aplicação de queratina.Para estragos maiores, deve-se administrar medicamentos por via oral, como vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

Argila, água e plantas


Sempre é bom lembrar que a beleza dos cabelos está ligada ao conteúdo hídrico do fio. A perda da água prejudica a coesão das células da cutícula, o que deixa as escamas abertas e o cabelo áspero e sem brilho. Por isso, são recomendados produtos formulados com aminoácidos (como derivados do leite, trigo e seda)e proteínas hidrolisadas. Ainda, as ceramidas conferem brilho e são ótimas para o condicionamento; os silicones melhoram a "penteabilidade" e o brilho;e os lipídios de origem animal- como a lanolina- são ótimos para hidratar e proteger os fios. A desidratação é o pior estrago causado pela combinação abusiva de sol, água salgada, areia, vento e cloro, Por falar em cloro, as loiras deveriam pensar duas vezes antes de se atirarem na piscina: os cabelos claros podem ficar verdes. O "efeito marciano" é provocado pelo sulfato de cobre e outros produtos utilizados no tratamento da água. Se o danos foi causado e não há um salão por perto, vale tentar o truque que ajuda a amenizar o estrago: jogar nos cabelos água morna com uma aspirina efervescente dissolvida.Outra dica é usar xampus com pigmentação roxa ou violeta, que ajudam a eliminar o tom esverdeado. Mas, se a situação for grave, o jeito é procurar um salão o quanto antes e passar um tonalizante.

E no inverno?


Apesar da ausencia do cloro nas piscinas e dos danos provocados pelo excesso de exposição ao sol e pelo contato com a areia e com a água do mar, os cabelos também precisam de cuidados especiais no inverno. O cabeleireiro da capital paulista Marcos Coraza lembra que a ação do frio e da água quente deixa o couro cabeludo mais ressecado. "Os cuidados no inverno são diferentes e não podem ser esquecidos", diz. "O cabelo perde um pouco o brilho e há uma queda centuada dos fios. Portanto, uma boa hidratação a cada 15, 20 dias é fundamental", destaca.

0 Comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade pra comentar, reclamar e dar dicas!!!
Obrigada pela sua visitinha e recado.
Bjs